Escritor baiano de Itaparica foi eleito por unanimidade no primeiro turno e divide espaço com autores como Ruy Espinheira Filho, Hélio Pólvora e Myriam Fraga. João Ubaldo já é integrante da Academia Brasileira de Letras desde 1994.
Ele só não foi eleito para a Academia Baiana antes por conta de uma burocracia no regimento interno da casa. De acordo com as regras, para ser um membro, o escritor deveria residir em Salvador e João Ubaldo Ribeiro mora no Rio de Janeiro.
Com uma pequena mudança no regimento, João Ubaldo Ribeiro substitui o acadêmico Cláudio Veiga, ex-presidente da Academia, que faleceu em 2011.
O escritor mundialmente conhecido nasceu em 1941, em Itaparica. Como jornalista, integrou os quadros do Jornal da Bahia, foi redator-chefe da Tribuna da Bahia e hoje escreve artigos aos domingos no jornal A Tarde.
Entre diversas obras premiadas estão Setembro não Tem Sentido, Sargento Getúlio, Vila Real, Viva o Povo Brasileiro, A Casa dos Budas Ditosos, O Sorriso do Lagarto, Vencecavalo e Outro Povo (livro de contos). Com informações do Correio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário