Casa Nova - Bahia

Casa Nova - Bahia

5 de maio de 2016

Versão de golpe não colou no mundo, mas Cunha gerava suspeitas

Resultado de imagem para charge de eduardo cunha




Passei as duas últimas semanas conversando com especialistas em relações internacionais em institutos de pesquisas de Washington e de Nova York, com americanos comuns, e também com economistas americanos e europeus. Todos estão a par do que se passa no Brasil. O discurso da presidente Dilma Rousseff de que é vítima de um golpe não colou. Mas a presença de Eduardo Cunha na presidência da Câmara, conduzindo o processo de impeachment, lançava dúvidas sobre se o Brasil estava se livrando da impunidade e da corrupção ou apenas vivendo uma disputa de poder, que usava as investigações como munição. Por isso, a suspensão do mandato de Cunha é um passo essencial para o Brasil construir uma imagem de credibilidade perante o mundo.

Um taxista de Washington me disse que tinha ouvido na NPR, a rede pública de rádio dos Estados Unidos, que o presidente da Câmara estava usando o impeachment contra Dilma para se livrar de um processo de corrupção contra ele mesmo. E me perguntou se a presidente tinha feito realmente algo de errado.
“As pessoas estão chocadas por causa de Cunha, mas também impressionadas com o Ministério Público, que parece estar construindo uma base sólida para o domínio da lei”, me disse Harold Trinkunas, diretor para América Latina do Brookings, um dos centros de pesquisas mais influentes dos Estados Unidos. “No longo prazo, há otimismo de que o Brasil sairá mais forte. O perigo é de um retrocesso político contra o Ministério Público e o Judiciário, como aconteceu com a Operação Mãos Limpas da Itália depois da ascensão de Silvio Berlusconi.”
“Passei mal quando ouvi Dilma Rousseff afirmar que estava sendo vítima de um golpe”, me contou o diplomata aposentado William McIlhenny, pesquisador do German Marshall Fund, que frequentou o Brasil na juventude, vindo visitar amigos de sua família. “Se o Brasil não tivesse instituiçoes e imprensa fortes, nada disso estaria acontecendo. No meio dessa confusão, há uma história de sucesso. Mas o que vem em seguida é muito importante. A população precisa manter-se focada”, acrescentou o diplomata, referindo-se às investigações contra Cunha e os outros políticos.
Por Lourival Sant Anna / Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário